quinta-feira, 23 de julho de 2009

Constituinte Escolar

Dia 25 de julho de 2009, aconteceu, na Escola Municipal de Educação Básica Lauro Ribeiro, uma mostra de trabalhos embasados na proposta da Constituinte Escolar , cujo objetivo é o resgate histórico da escola, isto é, a escola que tivemos e a escola que temos. O evento foi prestigiado por grande parte da comunidade.
Os sujeitos de ontem e hoje, construtores da própria história , resgataram momentos desta instituição de ensino, que foi fundada no ano de 1955, na época com a denominação Escola Canto e Mello. Relembrar é reviver o que passou.
Muitos dos que lá estiveram deixaram aflorar seus sentimentos, colocando-os para fora. Era o momento. A oportunidade não poderia ser perdida. A homenagem deveria ser feita. A viagem pelo túnel do tempo começara, a busca da memória era o objetivo de todos. Presente e passado de mãos dadas rumo ao futuro.
A diretora, Maria Julia Silva Araujo, agradece e parabeniza a todos pela participação , pois sabe que sem a contribuição dessas pessoas não haveria como fazer uma retrospectiva fiel dos acontecimentos na vida dessa instituição de ensino e que não existe escola sem pessoas, assim como não existe futuro sem escola.

VOTE NA ENQUETE
montafoto.com

Como você avalia a 1ª etapa da Constituinte Escolar na nossa escola?

Ótima

Muito Boa

Razoável





Se deseja ler os comentários acesse o endereço abaixo.
http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0Avn0vemq_fG6cm5XYXpKT1J1dFFleUlsOWctdEoyQVE&hl=pt_BR

Filme: Lucas um Intruso no Formigueiro


Após afogar um formigueiro com sua pistola d'água, Lucas Nickle (Zach Tyler) tem seu tamanho misteriosamente diminuído, até ficar da mesma altura que uma formiga. Ele é então obrigado a trabalhar como escravo na reconstrução do formigueiro que ele mesmo destruiu.


http://www.adorocinema.com/filmes/lucas/lucas.asp#Imagens

( As imagens e a sinopse foram retiradas do site acima)

Os alunos da quarta série após assistirem o filme escreveram sobre ele. Alguns fizeram abordagens sobre as lições transmitidas, outros sínteses e alguns descreveram sobre o que mais lhes chamou atenção.

Os alunos de Pré, 1º, 2º e 3º Ano fizeram um formigueiro com massa de modelar caseira. ( as formigas foram feitas com massa de modelar industrializada).

Massa de Modelar
2 xícaras de chá de farinha de trigo; Meia xícara de chá de água; Meia xícara de chá de sal; Uma vasilha. Modo de fazer: Misture tudo numa vasilha, com as mãos. Se a massa ficar dura, junte mais água e amasse. Amasse bem até sentir que a consistência está boa para modelar. Massa colorida: Divida a massa em algumas partes. Em cada parte coloque uma colher de sopa de tinta guache diluída em um pouco de água (em cada parte uma cor diferente). Amasse até a tinta estar espalhada igualmente. Guarde a massa em um recipiente fechado na geladeira. Ela dura um mês !



Os alunos do pré e do 3º Ano fizeram um formigueiro conforme as instruções abaixo:

"No meio de um vaso transparente coloque um tubo de papelão do rolo do papel higiênico. Coloque terra vegetal ao redor do tubo e molhe um pouco a terra. Bote um pouco de comida para as formigas Coloque as formigas no vaso, e feche com gaze Guarde o frasco num lugar escuro Aguarde e veja os caminhos que elas fazem dentro do formigueiro".

A experiência não deu certo todas as formigas morreram, porque colocamos uma caixa de papelão sobre o vidro e deixamos assim por vários dias, sendo que, se deve deixá-las no escuro somente por um dia . É preciso também usar um calço para que a caixa fique um pouco levantada para haver a circulação de ar . As crianças observaram os túneis feitos pelas formigas nos primeiros dias e estão entusiasmadas, mas não perceberam que estão sem vida, não sabemos como contar para as crianças, mas iremos fazê-lo, e, repetiremos a experiência.

Entrevista

Foi montado um cenário ( sala de entrevista de TV) com objetos do Pré escolar, da sala dos professores e da sala da Direção que foram gentilmente cedidos. A Entrevista foi realizada com os alunos do Pré escolar, do segundo e do terceiro ano do Ensino Fundamental. O objetivo era para que além de ficarem se conhecendo um pouco mais, posteriormente os alunos escrevessem o seu perfil ou uma auto biografia. As fotos foram tiradas por alguns alunos da turma e por um aluno do Ensino Médio, o Rafael , que ao ver a movimentação se aproximou da porta da sala e acabou também fazendo o papel de fotógrafo. A professora Gisele, assim como a professora Élida, em momentos diferentes abandonaram suas atividades para me auxiliarem no desenvolvimento desta proposta, fazendo as filmagens. A postagem dos vídeos também foi realizada pela professora Gisele. Os alunos comentaram no horário do recreio que adoraram e que queriam ver depois os vídeos, porque são muito mais legais do que aqueles que assistem na TV porque eles são os personagens. Aproveitamos e explicamos para eles o que são as mídias e que estamos fazendo um curso chamado Mídias na Educação. Por isso na entrevista foi perguntado a eles sobre como utilizam a TV, o rádio, o celular e a câmera digital. Agradeço as colegas pela colaboração, pois sem a ajuda delas não teria sido possível fazer a relização e a divulgação deste trabalho. Acredito neste tipo de educação: sólida, baseada na troca, na doação na vontade e na disponibilidade de compartilhar, estender a mão e pedir socorro.




História com som.


Desenhando e construindo história com sons
Os alunos acessaram o sitio http://www.artesorrindo.com/, e, de costas para o computador, ouviram os sons emitidos por animais de diferentes espécies. A seguir, foram distribuídas folhas ofício A4 e giz de cera para que eles, ainda de costas, ouvissem novamente os sons, agora, representando-os graficamente, associando-os às cores e traçados de linhas, conforme o sentimento que aquilo lhes causava. Depois dessa atividade, lhes foi mostrada a postagem e em seguida, construíram coletivamente o seguinte texto postado logo abaixo:
O fazendeiro e os animais
Amanheceu. O galo cantou. O gato miou. O terneirinho gritou porque estava com fome. O cachorro latiu, o gato pulou da árvore e correu, porque estava com muito medo do inimigo.
O passarinho acordou assustado com a confusão, afinal ele é a comida preferida do bichano.
O ganso com seus filhotes fazia barulho para acordar o fazendeiro. A vaca também tentou despertá-lo com o seu mugido e lá pelas tantas... ele acordou dizendo: _ Uai sô, larga a mão de brincadeira, que eu tô trabalhando!

Cristofer, João Vitor, Carla Gonçalves, Deivid, Laíssa, Felipe

Esta atividade nos permitiu analisar que cometemos um grande erro, quando pensamos que os sons seriam percebidos da mesma maneira por todos os alunos. Entendemos que a percepção varia de criança para criança, tanto em relação às cores, aos sons ou às formas utilizadas para desenhá-los. Outra descoberta importantíssima,por meio de atividades com sons há a possibilidade de descobrir a deficiência auditiva nos alunos, caso ela exista.
Desenhando e construindo história com sons

A atividade foi desenvolvida por mim, Gisele, professora do Pré-Escolar, juntamente com a professora Fátima, que no momento ministrava aulas para o 2º ano.

TRAVA-LÍNGUA: espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente. É uma modalidade de parlenda. Trata-se de uma brincadeira onde se pede que a pessoa repita uma dada seqüência, de forma rápida, várias vezes, para testar a "agilidade" da língua. Como isso costuma provocar dificuldade de dicção ou paralisia da língua ( = "trava-língua"), diverte e provoca disputa lúdica para saber quem se sai melhor nessa brincadeira. Às vezes é quase impossível pronunciá-las sem tropeço. O que motiva pessoas a repetir os trava-línguas, principalmente crianças, é o desafio de reproduzi-los sem errar, o que requer atenção, ritmo e agilidade orais.

( fonte): http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/218592

PROPOSTA

Diga 3 vezes, sem tomar fôlego e sem tropeçar, essas sequências:

"- Alô, o tatu taí? - Não, o tatu num tá. Mas a mulher do tatu tando é o mesmo que o tatu tá."

"Olha o sapo dentro do saco. O saco com o sapo dentro. O sapo batendo papo. E o papo soltando o vento."

"Casa suja, chão sujo"

"Três pratos de trigo para três tigres tristes."

“Bagre branco, branco bagre.”

"Enquanto Orsine bala dava, o sino badalava."

"Quem a paca cara compra, caro a paca pagará."

Se quiser ouvir um trava-língua, selecione-o e coloque para gerar, no recurso abaixo, voz-me.





Livro de Literatura: Rapunzel

Rapunzel
Aproveitando que a decoraçao do bolo de aniversário da Carolina era da Barbie- Rapunzel, contei a história "Rapunzel". Primeiro li o livro e em seguida os alunos contaram a história montando no avental. Veja as imagens...


Recursos do Blog

Imagens personalizadas:



Foi trabalhado no Projeto : Auto biografia e no conteúdo sobre Adjetivos








Receber e compartilhar documentos com colegas ou alunos pelo Google Docs. ( Usamos este recurso para elaboração do Projeto Final do Curso de Mídias )
Crie uma História:


Para ter acesso as histórias criadas clique no endereço a baixo que foi obtido no google docs em : COMPARTILHAR : Obter link para compartilhamento.
http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0Ag6-l-lqTkZUcjJYeUpIRVNtSzZCS3FFZDJab0ctWlE&hl=pt_BR

Instrumentos Musicais:
Seja um Baterista!

O Xilofone propriamente dito é um instrumento musical definido como de percussão, de altura definida ou de som determinado.
Instrumentos de percussão são instrumentos musicais cujo som é obtido através da percussão (impacto), raspagem ou agitação, com ou sem o auxílio de baquetas.

Letras ilustradas:

www.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.ws



Link-me
Glitter Photos



Calculadora:


Relógio: pendente

Calendário:pendente

Chats:pendente

Quebra-cabeça:pendente

Texto decorado:pendente

Raspadinha:pendente

Lupa:pendente