quinta-feira, 23 de julho de 2009

Filme: Lucas um Intruso no Formigueiro


Após afogar um formigueiro com sua pistola d'água, Lucas Nickle (Zach Tyler) tem seu tamanho misteriosamente diminuído, até ficar da mesma altura que uma formiga. Ele é então obrigado a trabalhar como escravo na reconstrução do formigueiro que ele mesmo destruiu.


http://www.adorocinema.com/filmes/lucas/lucas.asp#Imagens

( As imagens e a sinopse foram retiradas do site acima)

Os alunos da quarta série após assistirem o filme escreveram sobre ele. Alguns fizeram abordagens sobre as lições transmitidas, outros sínteses e alguns descreveram sobre o que mais lhes chamou atenção.

Os alunos de Pré, 1º, 2º e 3º Ano fizeram um formigueiro com massa de modelar caseira. ( as formigas foram feitas com massa de modelar industrializada).

Massa de Modelar
2 xícaras de chá de farinha de trigo; Meia xícara de chá de água; Meia xícara de chá de sal; Uma vasilha. Modo de fazer: Misture tudo numa vasilha, com as mãos. Se a massa ficar dura, junte mais água e amasse. Amasse bem até sentir que a consistência está boa para modelar. Massa colorida: Divida a massa em algumas partes. Em cada parte coloque uma colher de sopa de tinta guache diluída em um pouco de água (em cada parte uma cor diferente). Amasse até a tinta estar espalhada igualmente. Guarde a massa em um recipiente fechado na geladeira. Ela dura um mês !



Os alunos do pré e do 3º Ano fizeram um formigueiro conforme as instruções abaixo:

"No meio de um vaso transparente coloque um tubo de papelão do rolo do papel higiênico. Coloque terra vegetal ao redor do tubo e molhe um pouco a terra. Bote um pouco de comida para as formigas Coloque as formigas no vaso, e feche com gaze Guarde o frasco num lugar escuro Aguarde e veja os caminhos que elas fazem dentro do formigueiro".

A experiência não deu certo todas as formigas morreram, porque colocamos uma caixa de papelão sobre o vidro e deixamos assim por vários dias, sendo que, se deve deixá-las no escuro somente por um dia . É preciso também usar um calço para que a caixa fique um pouco levantada para haver a circulação de ar . As crianças observaram os túneis feitos pelas formigas nos primeiros dias e estão entusiasmadas, mas não perceberam que estão sem vida, não sabemos como contar para as crianças, mas iremos fazê-lo, e, repetiremos a experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário