quinta-feira, 23 de julho de 2009

História com som.


Desenhando e construindo história com sons
Os alunos acessaram o sitio http://www.artesorrindo.com/, e, de costas para o computador, ouviram os sons emitidos por animais de diferentes espécies. A seguir, foram distribuídas folhas ofício A4 e giz de cera para que eles, ainda de costas, ouvissem novamente os sons, agora, representando-os graficamente, associando-os às cores e traçados de linhas, conforme o sentimento que aquilo lhes causava. Depois dessa atividade, lhes foi mostrada a postagem e em seguida, construíram coletivamente o seguinte texto postado logo abaixo:
O fazendeiro e os animais
Amanheceu. O galo cantou. O gato miou. O terneirinho gritou porque estava com fome. O cachorro latiu, o gato pulou da árvore e correu, porque estava com muito medo do inimigo.
O passarinho acordou assustado com a confusão, afinal ele é a comida preferida do bichano.
O ganso com seus filhotes fazia barulho para acordar o fazendeiro. A vaca também tentou despertá-lo com o seu mugido e lá pelas tantas... ele acordou dizendo: _ Uai sô, larga a mão de brincadeira, que eu tô trabalhando!

Cristofer, João Vitor, Carla Gonçalves, Deivid, Laíssa, Felipe

Esta atividade nos permitiu analisar que cometemos um grande erro, quando pensamos que os sons seriam percebidos da mesma maneira por todos os alunos. Entendemos que a percepção varia de criança para criança, tanto em relação às cores, aos sons ou às formas utilizadas para desenhá-los. Outra descoberta importantíssima,por meio de atividades com sons há a possibilidade de descobrir a deficiência auditiva nos alunos, caso ela exista.
Desenhando e construindo história com sons

A atividade foi desenvolvida por mim, Gisele, professora do Pré-Escolar, juntamente com a professora Fátima, que no momento ministrava aulas para o 2º ano.

TRAVA-LÍNGUA: espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente. É uma modalidade de parlenda. Trata-se de uma brincadeira onde se pede que a pessoa repita uma dada seqüência, de forma rápida, várias vezes, para testar a "agilidade" da língua. Como isso costuma provocar dificuldade de dicção ou paralisia da língua ( = "trava-língua"), diverte e provoca disputa lúdica para saber quem se sai melhor nessa brincadeira. Às vezes é quase impossível pronunciá-las sem tropeço. O que motiva pessoas a repetir os trava-línguas, principalmente crianças, é o desafio de reproduzi-los sem errar, o que requer atenção, ritmo e agilidade orais.

( fonte): http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/218592

PROPOSTA

Diga 3 vezes, sem tomar fôlego e sem tropeçar, essas sequências:

"- Alô, o tatu taí? - Não, o tatu num tá. Mas a mulher do tatu tando é o mesmo que o tatu tá."

"Olha o sapo dentro do saco. O saco com o sapo dentro. O sapo batendo papo. E o papo soltando o vento."

"Casa suja, chão sujo"

"Três pratos de trigo para três tigres tristes."

“Bagre branco, branco bagre.”

"Enquanto Orsine bala dava, o sino badalava."

"Quem a paca cara compra, caro a paca pagará."

Se quiser ouvir um trava-língua, selecione-o e coloque para gerar, no recurso abaixo, voz-me.





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